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No projeto digital inicial da YellowKorner Porto.

No projeto digital inicial da YellowKorner Porto.

Em 2015, a prestigiada galeria de cariz internacional YellowKorner abriu portas, no Porto. A IDSocial fez a “abertura digital” desta galeria.

Notícia em verportugal.net:

As galerias YellowKorner promovem a democratização da fotografia de arte. Sara tem a ambição de colocar uma fotografia YellowKorner na parede de todas as casas portuguesas.

O primeiro contacto com a marca ocorreu em Paris, cidade onde a marca nascera, em 2006, como resultado da paixão de dois amigos, Alexandre de Metz et Paul-Antoine Briat, pela fotografia. Depois de sair da banca, Sara Sousa começou a trabalhar num projecto que fundia a exposição de fotografia e a hotelaria. Numa das suas muitas viagens a Paris, Miguel Sousa acabaria por cruzar-se com aquilo que classifica de “um conceito que representa um negócio inovador e disruptivo no meio fotográfico”. Cinco minutos na YellowKorner no “Espace Commercial Saint-Lazare” bastaram para comprar uma fotografia e decidir trazer o conceito para Portugal.

“Somos fortemente democratizadores, queremos que todos tenham acesso a arte, cultura e experiências visuais únicas. Hoje, todos podem ter uma fotografia de autor, numerada, em edição limitada, com um certificado de autenticidade, produzida no melhor laboratório fotográfico do mundo, sob a supervisão do próprio artista. Ter uma fotografia YellowKorner na parede de todas as casas de Portugal é uma ideia que nos motiva”, explica Sara Sousa, master franchising da YellowKorner Portugal.

O conceito YellowKorner deriva de uma equação pioneira e muito simples: aumentar o número de cópias da arte fotográfica tornando-a mais acessível, quer a amadores, quer a colecionadores. Por isso, em vez de propor 10 cópias a 5000 euros, a YellowKorner prefere editar 1000 cópias a 50 euros. Hoje, em regime de franchising, o conceito dissemina-se à escala global e a marca conta já com mais de 85 galerias.

De França aos Estados Unidos da América, com passagem pelo Canadá, México, Marrocos e agora também Portugal, as galerias YellowKorner têm uma identidade bem definida. “A galeria é igual a todas as outras galerias da YellowKorner espalhadas pelo mundo. Mas teremos as nossas mais-valias. Nos próximos meses pretendemos fazer, por exemplo, um trabalho fotográfico sobre a cidade do Porto, com um artista mundialmente conhecido e disponibilizá-lo a todas as galerias YellowKorner, contribuindo assim para a internacionalização da cidade do Porto”, revela Sara Sousa, orgulhosa por poder abrir a primeira YellowKorner na cidade onde nasceu.

YellowKorner Porto

A YellowKorner disponibiliza uma vasta oferta de fotografia, tradicional e contemporânea. Aí podem ser encontrados clichés de históricas estrelas da música, Bob Dylan ou Serge Gainsbourg, belas paisagens, assim como cenas da vida selvagem ou ambientes urbanos. A YellowKorner edita também Artbooks, livros sobre fotografia de autor, assinados e limitados a uma tiragem de 2000 exemplares. Organiza ainda eventos, como lições de fotografia, e ante-estreias, aos quais os fotógrafos e o público atendem num espírito comum de partilha.

A YellowKorner Porto tem uma oferta diversificada para todo o tipo de públicos. “Todos podem encontrar uma experiência de fotografia de arte na YellowKorner. Há também um espaço para profissionais das áreas da decoração e arquitectura que procurem peças únicas para os seus trabalhos”, afirma Sara Sousa.

A par da inauguração, agendada para 16 de Abril, a visita do fotógrafo Serge Ramelli, em Junho próximo, para apresentação do seu trabalho e sessão de autógrafos, promete ser um dos momentos marcantes dos primeiros meses de actividade.

in verportugal.net